4 Comportamentos de Pessoas Altamente Criativas

Como já disse num post anterior, considero-me um tipo de pessoa “zero criativa”, e por isso estou numa busca constante por desenvolver este meu lado. Lendo sobre o assunto deparei-me com este artigo que aqui transcrevo, achei muito interessante.
Se você se considera uma pessoa criativa, na sua opinião o que eu esqueci aqui de mencionar? Ajude-me a completar esta lista de comportamentos.
Um grande beijinho.

4Ever3:criatividade

“4 comportamentos de pessoas altamente criativas:

1. Elas sonham acordadas
Enquanto a professora do ensino médio diz que sonhar acordado é uma perda de tempo, a neurociência e a psicologia defendem que o navegar pela mente pode trazer resultados expressivos no processo de criação. Quando se sonha acordado, o cérebro entra num estado único e altamente engajado.

2. Elas observam TUDO
Sabe aquele famoso estado esponjinha que crianças que estão aprendendo a falar ficam constantemente? Uma pessoa altamente criativa fica nesse estado durante sua vida inteira. Cada cor, gosto, frase e ambiente acabam virando professores de vida para os criativos. Um exemplo prático é a escritora Joan Didion, que levava um caderno consigo em todos os lugares que ia. Escrevia insights e observações de pessoas e eventos que depois ajudavam Joan a entender as complexidades e contradições de sua própria mente.

3. Elas sabem valorizar a solidão
Para uma pessoa se abrir criativamente, ela deve ter a capacidade de aproveitar a solidão. Ela deve superar o medo de ficar sozinha.’ – psicólogo americano Rollo May Artistas e criativos são muitas vezes estereotipados como solitários. Seja verdade ou não, a real é que a solidão pode ser a chave para a concretização de seus melhores projetos. Isso conecta com a primeira característica de ‘sonhar acordado’: para sonharmos acordados e entrarmos num estado de ‘navegação pela mente’ ou até vazio total, é preciso ficar sozinho.
Você precisa entrar em contato com seu monólogo interior para conseguir expressá-lo. É muito improvável você achar sua criatividade se você não está em pleno contato consigo mesmo.’ – Kaufman

4. Elas procuram novas experiências
Pessoas criativas amam e precisam vivenciar novas experiências, novas sensações e novos estados mentais e emocionais: e essa abertura é um item fundamental para um despertar criativo.
‘A abertura para novas experiências é, quase sempre, o padrão número 1 para realizações criativas’. “

1 Comment

  1. Oi Mariana,
    Adorei o texto! Este lado criativo para mim é bem fácil au contrário dos números e da organização que tento desenvolver. Um dos comportamentos que observo mais nesse processo criativo é ouvir meu coração e sentir o meu corpo. Estando conectada com a emoção e senhorilidade do corpo o processo criativo flui facilmente.
    Espero ter ajudado 😉
    Um abraço
    Sónia

Submit a comment

15 − quinze =