Biblioteca ou Google? Quem É Mais Confiável?

Estes dias estava com os colegas fazendo um trabalho sobre resinas para tintas e estávamos com uma dificuldade absurda em descobrir alguns detalhes de procedimentos, processos, resíduos etc.

google-livro1Procuramos em livros da biblioteca da Oswaldo Cruz, procuramos em artigos científicos na internet, entre outros trabalhos não tão respeitados e mesmo assim não achamos a resposta. Tivemos dificuldade nos dois meios de procura: Google e Biblioteca. Em ambos achamos também, para não ser injusto, respostas muito boas para algumas outras perguntas. Por conta disso queria propor uma reflexão e saber o que você acha: QUAL, NA SUA OPINIÃO, É MELHOR?
A pergunta abrange um questionamento também de qual é mais confiável? Quais as melhores formas de evitar o contato com uma matéria ou artigo não confiável!?
Eu já tenho duas dicas: uma é sempre procurar as fontes e confirmar se são parte de algum estudo com metodologia comprovada. Outra é saber se o escritor tem formação comprovada, seja por um curso qualquer ou experiência na área. Basicamente na minha opinião existem charlatães tanto em um quanto no outro. O que você acha?
Abaixo coloco algumas fontes de que gosto e acho interessante.
Uma das minhas grandes descobertas foi o site
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp que tem incontáveis livros, áudios e imagens todos que estão em domínio público já! Além deste, tem outros bons links também:

biblioteca-em-casa-topic

http://eaulas.usp.br/portal/profession.action?profession=Qu%C3%ADmica

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/

http://www.biblio.com.br/

Eu acho que também vai gostar deste post aqui.

Submit a comment

dezessete − 15 =