A arte de relativizar e ser feliz

4ever3relativizar1Você já percebeu que, quando estamos dentro da situação, seja ela positiva ou negativa, damos a ela um tamanho imensamente maior do que ele tem realmente? Como estamos envolvidos emocionalmente com a situação, deixamos de ver com os olhos da objetividade e distorcemos tudo de uma maneira bizarra. Eu costumo, para não cometer erros grandes nesse momento, usar 2 ferramentas importantes:
1 – Perguntar aos amigos, que estão fora, física e emocionalmente, o tamanho real e como eles agiriam. Mas tem que ser aqueles amigos verdadeiros, que te puxam a orelha quando você está errado, não aqueles que puxam o seu saco.
2 – Mais difícil e, por isso mesmo, mais interessante, me coloco fora da situação e a analiso. Isso é para mim o supra-sumo da autossuficiência! Vou dar exemplos. Uma pessoa te xinga no trânsito. Você acha aquilo um absurdo, vai atrás, começa uma briga, a pessoa bate no seu carro… e aquela novela toda já passou na cabeça de todos nós. Dor de cabeça, perda de tempo e de dinheiro e um inimigo para a vida toda.
Não é mais fácil deixar quieto, sorrir e, se for o que a pessoa quer, pedir desculpas, mesmo que você não saiba o porquê?
E utilizar isso com os amigos, familiares, colegas e amigos de trabalho e todos ao nosso redor.
Por exemplo, um amigo ou namorado fez algo que você realmente não gostou. Aquilo te incomodou de verdade. Se você for falar na hora, emocionalizado e dentro da situação, com certeza vocês vão se desentender. É isso o que você quer? Claro que não! Eu não conheço ninguém que queira se desentender com os outros só por hobby. No seu ponto de vista você tem certeza que tem razão e, no ponto de vista do outro, ele também tem. E essa discussão é um buraco sem fundo. Será que esse ponto, por mais importante que seja, é mesmo mais importante que a sua relação de amizade ou seu namoro com aquela pessoa? em 99,99% dos casos eu diria que não. Então pronto, passa por cima e vai ser feliz.
Eu sei que é difícil, mas a longo prazo vai simplificar a sua vida em muitos aspectos.

Imagino que você também vai gostar deste post.

Submit a comment

19 + 4 =