A Diferença entre Cuidar e Bajular

4ever3:cuidar e bajularEntre nós três, sempre usamos uma máxima que diz: Quem ama cuida!

De fato, cuidar é uma das melhores formas de dar amor aos que nos são caros.

Por aqui já escrevi que Mia Couto disse também que cozinhar é um modo de amar os outros. Não é também verdade? Quando queremos cuidar de alguém, mostrar nosso carinho, não vamos par a cozinha fazer uma comida da qual essa pessoa goste? Eu pelo menos faço isso.

Mas hoje o assunto não é comida. Não por agora.

O assunto é cuidar, saber cuidar, saber dar amor.

Muitas vezes vejo que as pessoas amam alguém e confundem cuidar com bajular. Bajular pode ser muito confortável na hora, mas a longo prazo não é uma atitude boa para a pessoa bajulada, pois a coloca fora da realidade, é como se a colocasse em uma bolha, e ela achasse que a realidade é aquilo ali em que ela vive.

Temos um acordo entre nós, que é falar a verdade. Se algum de nós errou, pisou na bola, teve uma atitude menos apropriada em algum momento, nós dizemos ao outro que ele errou. Nós sabemos que somos muito amigos, nos conhecemos há tempo suficiente para conhecer os defeitos dos outros, e nos amarmos mesmo assim, e sabemos que as críticas que fazemos entre nós são sempre com o foco no outro, para que ele melhore e evolua.

Obviamente seria muito mais gostoso sempre dizer: você está certo, ele é que está errado, que foi burro, que foi grosso, você é o máximo. Isso seria bajular. Mas sabemos também que uma crítica dada no momento certo, que nos mostra nossos erros e nos faz caminhar para uma evolução tem um valor inquestionável.

Amigos verdadeiros são assim, nos dizem o que nós precisamos ouvir, e não o que nós queremos ouvir. Na hora pode ser difícil, mas uma relação construída sobre esses alicerces tem a confiança como base não só sólida mas, provavelmente, indestrutível!

 

Submit a comment

quatro × um =