Estes dias estava com os colegas fazendo um trabalho sobre resinas para tintas e estávamos com uma dificuldade absurda em descobrir alguns detalhes de procedimentos, processos, resíduos etc.
Procuramos em livros da biblioteca da Oswaldo Cruz, procuramos em artigos científicos na internet, entre outros trabalhos não tão respeitados e mesmo assim não achamos a resposta. Tivemos dificuldade nos dois meios de procura: Google e Biblioteca. Em ambos achamos também, para não ser injusto, respostas muito boas para algumas outras perguntas. Por conta disso queria propor uma reflexão e saber o que você acha: QUAL, NA SUA OPINIÃO, É MELHOR?
A pergunta abrange um questionamento também de qual é mais confiável? Quais as melhores formas de evitar o contato com uma matéria ou artigo não confiável!?
Eu já tenho duas dicas: uma é sempre procurar as fontes e confirmar se são parte de algum estudo com metodologia comprovada. Outra é saber se o escritor tem formação comprovada, seja por um curso qualquer ou experiência na área. Basicamente na minha opinião existem charlatães tanto em um quanto no outro. O que você acha?
Abaixo coloco algumas fontes de que gosto e acho interessante.
Uma das minhas grandes descobertas foi o site
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp que tem incontáveis livros, áudios e imagens todos que estão em domínio público já! Além deste, tem outros bons links também:
http://eaulas.usp.br/portal/profession.action?profession=Qu%C3%ADmica
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/
Eu acho que também vai gostar deste post aqui.