Uma obra de arte que me emociona

4ever3:victoire3

Eu não sou grande entendedora de arte. Gosto de ir a museus, mas não fico horas olhando para um quadro. Não posso por exemplo ir a igrejas. Quanto mais escuras e antigas forem, mais eu passo mal. Não tem uma explicação para isso, mas o Christiano e eu temos o mesmo mal-estar em igrejas. Então esse tipo de arte, só quando está em museus, como os Claustros do Metropolitan, em NY:
Gosto de apreciar o belo e algumas obras me chamam especialmente a atenção, sejam pinturas, esculturas e desenhos. Gosto de arte moderna, mas algumas são, para mim, leiga que sou, um insulto à inteligência. Mas pode ser falta de sensibilidade minha.
Uma das minhas preferidas, que me arrebatou desde a primeira ida a Paris, em visita ao Louvre, foi a Victoire de Samothrace, uma escultura grega que, este ano em Atenas vim a descobrir um pouco mais, simboliza a deusa Niké, ou Nikh (sim, o símbolo da marca esportiva Nike foi inspirado nela. Você não sabia disso né?) que é a deusa que representa a Vitória.
No filme Cinderela em Paris, de 1957, a maravilhosa Audrey Hepburn aparece com um lenço vermelho, descendo as escadarias do Louvre, sendo fotografada por ninguém menos que o Fred Astaire, com a escultura ao alto das escadarias, e detrás da escultura sai a atriz descendo. (Dados fornecidos pelo nosso cinéfilo preferido, DeRose :D)
Me explica como, entre os séculos IV e III a. C. se conseguiam, sem todos os elementos facilitadores que temos hoje, esculpir uma estátua tão linda, ao mesmo tempo forte e delicada, em pedra!
Vale a visita ao museu, tanto quanto vale a simbologia dessa deusa.

Gosta de arte? Visite este museu!

Submit a comment

dezesseis − oito =