Síndrome da Felicidade, texto do DeRose

Posto aqui este texto da síndrome da Felicidade em homenagem ao Rodrigo
(drigobom@gmail.com) conforme prometido.

Porém, espero que todos gostem e saiam daqui mais enriquecidos do que quando entraram.

Bom dia.

4ever3:feliz2

A teoria da “Síndrome da Felicidade” baseia-se no fato de que o ser humano é um animal em transição evolutiva e que, nos seus milhões de anos de evolução, somente há uns míseros dez mil anos começou a construir aquilo que viria a ser a civilização. E só nos últimos séculos, sentiu o gosto amargo das restrições impostas como tributo dessa aventura.

Como animais, temos nossos instintos de luta, os quais compreendem dispositivos de incentivo e recompensa pela sensação emocional e mesmo fisiológica de satisfação cada vez que vencemos, quer pela luta, quer pela fuga (a fuga também é uma forma de vitória, já que o animal conseguiu vencer na corrida ou na estratégia de fuga; e seu predador foi derrotado, uma vez que não o conseguiu alcançar).

Numa situação de perigo, o instinto ordena lutar ou fugir. Quando acatamos essa necessidade psico-orgânica, o resultado na maior parte das vezes, é a saúde e a satisfação que se instala no estágio posterior.

Se não é possível fugir nem lutar, desencadeiam-se estados de stress que conduzem a um leque de distúrbios fisiológicos diversos. Isto tudo já foi exaustivamente estudado em laboratório e divulgado noutras obras.

O que introduzimos na teoria da Síndrome da Felicidade é a descoberta de um fenômeno quase inverso ao que foi descrito e que os pesquisadores ainda não situaram a contento. Trata-se daquela circunstância mais ou menos duradoura na qual não há necessidade de lutar nem de fugir porque está tudo bem. Bem demais, por tempo demais.

Isso geralmente acontece com maior incidência nos países de grande segurança social e numa proporção assustadora nas famílias mais abastadas.

O dispositivo de premiação com a sensação de vitória, sua consequente euforia e auto-valorização por ter vencido na luta ou na fuga, tal dispositivo em algumas pessoas não é acionado com a frequência necessária. Como consequência o animal sente falta – afinal é um mecanismo que existe para ser usado, mas não o está sendo – e, então, ele cai em depressão.

Se quisermos considerar o lado fisiológico do fenômeno, podemos atribuir a depressão à falta de um hormônio, ainda não descoberto cientificamente, que denominei endoestimulina, e que o organismo pára de segregar se não precisa lutar nem fugir por um período mais ou menos longo, variável de uma pessoa para outra.

O cachorro doméstico entra em depressão, mas não sabe por quê. A dona do cãozinho também não sabe a causa da sua própria depressão, já que o processo é inconsciente, porém, seu cérebro, mais sofisticado do que o do cão, racionaliza, isto é, elabora uma justificativa e atribui sua profunda insatisfação a causas irreais. Não adiantará satisfazer uma suposta carência, imaginariamente responsável pela insatisfação ou depressão: outra surgirá em seguida para lhe ocupar o lugar e permitir a continuidade da falsa justificativa. O exemplo acima poderia ser com pessoas de ambos os sexos e todas as idades, mas, para ocorrer, é preciso que a pessoa seja feliz. Feliz demais, por tempo demais.

Resumindo: se está tudo bem, bem demais, por tempo demais, o indivíduo começa a sentir infelicidade por falta do estímulo de perigo-luta-e-recompensa. Como isso ocorre em nível do inconsciente, a pessoa tenta justificar sua infelicidade, atribuindo-a a coisas que não teriam o mínimo efeito depressivo em alguém que estivesse lutando contra a adversidade.

Exemplos:

  • Na Escandinávia, onde a população conta com uma das melhores estruturas de conforto, paz social, segurança pessoal e estabilidade econômica, é onde se verifica um dos maiores índices de depressão e suicídio no mundo. Durante a guerra do Vietnam, onde as pessoas teriam boas razões para abdicar da vida, o índice de suicídios foi quase nulo.
  • Os países mais civilizados que não teriam motivos para passeatas e agitações populares, pois nada há a reclamar dos seus governos, com alguma frequência realizam as mesmas manifestações, mas agora com outros pretextos, tais como a ecologia, o pacifismo ou a defesa dos direitos humanos na América do Sul.
  • O movimento em defesa dos direitos da mulher surgiu justamente no país onde as mulheres tinham mais direitos e eram mesmo mais poderosas que os homens: os Estados Unidos. Lá, onde tradicionalmente se reconhece a ascendência da esposa, justo lá, foi onde as mulheres reclamaram contra sua falta de liberdade e de igualdade. Já na Itália, Espanha, Portugal, América Latina, Ásia, países muçulmanos e outros onde a mulher poderia ter motivos na época para reclamar, em nenhum deles ela se sentiu tão violentamente prejudicada nos seus direitos quanto nos Estados Unidos.

Assim, sempre que algum aluno ou aluna vinha chorar as mágoas, explicava-lhe nossa teoria da Síndrome da Felicidade e concluía dizendo:

Se você se sente infeliz sem razão, ou o atribui a essas razões tão pequenas, talvez seja porque você é feliz demais e não está conseguindo metabolizar sua felicidade. Algo como indigestão por excesso de felicidade. Pense nisso e pare de reclamar da vida.

4ever3, happy3friends, estilodevida, ético, saudável, sustentável, leve, elegante, divertido, consciente, coerente, prazerdasimplicidade, ocaminhodavolta, lifestyle, ethic, healthy, elegant, fun, conscient, thepleasureofsimplicity, beinghaving, sãopaulo, NYC, lisboa, manuel bandeira, texto, poema, poesia
4ever3, happy3friends, estilodevida, ético, saudável, sustentável, leve, elegante, divertido, consciente, coerente, prazerdasimplicidade, ocaminhodavolta, lifestyle, ethic, healthy, elegant, fun, conscient, thepleasureofsimplicity, beinghaving, sãopaulo, NYC, lisboa, manuel bandeira, texto, poema, poesia

 

2 Comments

  1. OOnnh, Obrigado! Sinto-me honrado com um texto tão rico de informações para refletir. Creio que seja bem isso mesmo a síndrome da felicidade eu chamo de insatisfação crônica (por influência do woody allen em vicky cristina barcelona). No meu caso quando estou assim logo passo a refletir muito sobre a vida, sobre o momento, sobre o que quero realmente e o que preciso, as vezes sinto que é a vida diante de mim gritando faça algo você consegue mais, pode mais, conquiste mais. O grande problema disso que achar onde é isso o que realmente quero (pois teoricamente já tenho tudo), essa busca por algo que não sabe o que, que me deixa mais reflexivo e ao mesmo tempo receoso. Geralmente quando comento com alguém sobre isso falam: “você está de frescura”, “pare de reclamar”, “falta deus em seu coração”, “você joga muito video game”… rs. Fica difícil ter um dialogo sobre o assunto, rs… acho que nunca “troquei uma idéia” sobre isso com alguém assim tão profundamente.. rs… por isso muito obrigado pelo carinho do texto realmente me vejo muito nele. Bjão!

Submit a comment

vinte − 8 =