Você aceita gentilezas?

Muito engraçado, ja vi várias campanhas dizendo para sermos mais gentis, que gentileza gera gentileza, que o mundo precisa de gentileza e que sendo gentis, construimos uma realidade diferente para nós. Concordo em gênero, número e grau com isso, porém esses tempos aconteceu uma situação comigo e comecei a pensar que talvez o mais difícil não seja sermos gentis, mas sim aceitarmos gentilezas de pessoas que não conhecemos e talvez nunca mais vejamos na vida.
Vou dividir com você a minha história.
Estava eu indo buscar o meu carro num estacionamento, depois de ter saído com alguém para tomar um café num dos meus lugares preferidos em SP, e no estacionamento estava escrito bem grande que eles não aceitam cartão, só dinheiro. Como sempre frequentei esse estacionamento, eu sabia e tinha dinheiro comigo.
Porém a senhora que estava ao meu lado não tinha prestado atenção nessa placa quando deixou o carro dela lá. E ela só tinha cartão, não tinha dinheiro. E estava numa situação super desconfortável com o rapaz do estacionamento que, com certeza, só estava cumprindo ordens e não poderia fazer nada a respeito.
Eu me ofereci para pagar o estacionamento dela, afinal eram só 14 reais (mas se fosse qualquer outro valor, também teria oferecido) e ela não aceitou de jeito nenhum apesar de estar muito nervosa porque disse que precisava pegar o carro para ir buscar a filha pequena na escola.
No final eu até ofereci dar a minha conta para ela depositar para mim, apesar de não estar preocupada com o dinheiro e sim em tentar ajudá-la a sair daquela situação tão desconfortável para ela quanto para o funcionário do estabelecimento.
Não seria muito mais fácil ela aceitar a minha gentileza e pronto? Mas ela não aceitou. E isso me pôs para pensar. Quantas vezes eu também já não rejeitei gentilezas gratuitas de outras pessoas?
E você, também já não recusou?
Vamos começar a pensar nisso e facilitar a vida de quem é gentil conosco?

3 Comments

  1. Fê, tenho falado bastante disso nas aulas. Se uma das coisas mais incríveis da vida é poder ajudar, compartilhar e fazer gentilezas, quando você não aceita está privando a outra pessoa de vivenciar esse sentimento tão nobre.

Submit a comment

cinco × um =