Cogumelos, de Todas as Maneiras

 

4Ever3:cogumelos1

Não sei como, nem quando, começou este meu amor por cogumelos, mas o que é fato é que adoro e é um ingrediente essencial aqui em casa. Até porque para quem, como nós, é ovo-lacto-vegetariano é sempre um alimento importante.
Como acho que até faço bem estas iguarias, e como sei que alguns truques ajudam na confecção, aqui ficam as minhas dicas para si.
Se tiver alguma dica sua que eu não tenha referido, não hesite em partilhar conosco. Vou adorar saber.
Um beijinho

 

Os cogumelos que normalmente eu confeciono e a que se refere este post?
– pleurotus (brancos ou rosa)
– paris
– shimeji (brancos ou castanhos)
– shitake
– portobelo
– confecionar só cogumelos que você tenha a certeza de que são comestíveis.

Como preparar?
– É muito importante lavar bem os cogumelos, em água corrida, retirando a terra e outros resíduos.
– Os caules de alguns cogumelos são muito esponjosos e por isso desagradáveis de comer, então o ideal é retirar. É o caso de alguns pleurotus, shitake e portobelo.
– Se vierem aglutinados, separe à mão os cogumelos com jeitinho para que mantenham o formato. Depois pode fazê-los inteiros, em quadradinhos ou tiras, conforme o seu gosto pessoal e a dimensão do cogumelo.

Truque para ficarem deliciosos:
– Seja de que forma for que vou preparar os cogumelos começo sempre da mesma maneira. Isto porque gosto dos cogumelos fritos, e se não se fizer assim a probabilidade de os cozer em vez de fritar é grande.
– Depois de preparados e escorridos (os cogumelos absorvem muita água, então é bom escorrê-los bem), coloco uma frigideira larga e rasa (prefiro de teflon) ao lume (no fogo) bem alto e deixo aquecer bem a frigideira, apenas com um fiozinho de azeite.
– Quando estiver bem quente coloco todos os cogumelos (vai saber se estava na temperatura certa se ouvir aquele som de “tchhhhh”) e deixo o lume (fogo) bem alto, mexendo sempre para que saia a água quase toda dos cogumelos.
– A partir daqui pode fazer a receita que quiser, porque a base estará pronta.

Só com Alho:
– Depois de feita a base que lhe ensinei em cima, se quiser fazer uma receita de cogumelos só com alho faça da forma que lhe explicarei em seguida.
– Quando quase toda a água tiver saído dos cogumelos, retire-os da frigideira e na mesma junte um pouco mais de azeite, os alhos picados ou fatiados, e deixe fritar um pouco. Em seguida junte os cogumelos, sal a gosto, um pouco de vinho branco, envolva bem e deixe fritar mais um pouco até ficar com a textura que você gosta (mais ou menos frito).
– Se quiser deixar bem cremoso, para finalizar coloque um pouco de manteiga e envolva bem.
– Pode servir com umas torradas, como entrada, ou numa massa, ou até mesmo rechear um folhado. O que a sua imaginação decidir.

À Bulhão Pato:
– Esta é uma receita típica portuguesa de amêijoas, “amêijoas à Bulhão Pato”, que aqui eu adapto para cogumelos.
– Faça exatamente da mesma forma que lhe ensinei em cima “só com alho”, mas sem a manteiga, e em vez da manteiga no final junte coentros frescos bem picados, envolva bem e não deixe fritar muito mais tempo senão perde a intensidade do sabor dos coentros.
– Desta forma o ideal é servir como entrada, com pão fresco ou torrado.

Com Natas:
– Neste caso é igual a tudo o que lhe ensinei até ao “só com alho”, pode até colocar a manteiga, embora fique muito gordo.
– Se preferir não coloque a manteiga e em vez disso coloque um pacote de natas, um pouquinho de água para não ficar tão espesso, envolva bem e deixe ganhar sabor. Esta é a maneira que eu mais gosto.
– Já o meu marido prefere mais condimentado, então para ele eu coloco as natas, oregãos secos, pimenta preta moída e um pouco de sumo de limão fresco. Envolva bem e deixe apurar.
– Pode servir com umas torradas, como entrada, ou numa massa, ou até mesmo rechear um folhado.

Submit a comment

onze + quatro =