Eu sei que está difícil. Se você é PT ou anti-PT a situação do nosso país não está fácil. Atenção, este post não vai ser de cunho político e essa não é a nossa intenção neste blog. Eu entendo que cada pessoa tenha sua liberdade para ter seu partido político, sua crença ou não, seu time de futebol ou não. Não estou aqui para discutir o que é certo ou quem tem razão. Quero apenas, dentro dessa instabilidade pela qual estamos passando e que não vai acabar tão cedo, lembrar que somos brasileiros, e que nosso país e nossas pessoas possuem qualidades que não devem ser esquecidas jamais.
Somos, de longe, o povo mais feliz que eu conheço. Nunca fui para os países da África, mas pelo que eu ouço dizer, nossa alegria veio de lá. Podemos estar sofrendo, podemos estar sem dinheiro, podemos ter alguém doente na nossa família, mas sempre que começa a tocar um Benjor ou algo semelhante, nos levantamos e começamos a dançar. A tristeza não é uma das nossas marcas registradas. Nós transformamos tudo em festa, em alegria, em razão para comemorar. Se conseguirmos não perder a seriedade, essa é uma forma muito mais leve de passarmos pelas dificuldades do dia a dia.
Nós temos uma natureza exuberante. Temos praias, rios (maltratados por nós muitas vezes) lindos, florestas, campos e montanhas. O que pode ser mais lindo que as praias do Nordeste, são centenas: Trancoso (a minha preferida), Arraial, Noronha, Jeri, Lençois…? As serras do Sul? Qualquer cidade em que você pare tem uma beleza, tem um charme.
E o que falar da nossa gastronomia? Ou seria nossas gastronomias? Eu sou uma apaixonada pela culinária nordestina. Amo acarajé, feijão verde, tapioca. Amo coisas do norte como açaí e cupuaçu. Adoro a comida mineira. E sou louca pela comida de influência alemã como as cucas. Temos tanta riqueza gastronômica que é impossível não nos apaixonarmos. Não é a toa que nosso pão de queijo e nossos brigadeiros são mundialmente conhecidos.
Porém, para mim, a maior qualidade do nosso povo, que pode ser um defeito também se usada da forma errada, como tudo, é nossa capacidade de adaptação e de não ficarmos parados em frente a um obstáculo. Temos um poder de não aceitarmos um não e irmos atrás do que acreditamos ser o certo, de não desistir, de não nos cansar que não vejo em nenhuma outra cultura.
Tenho a certeza que todos os brasileiros querem ver o nosso país melhorando e evoluindo. Acho que se cada um fizer a sua parte, não por um partido, mas por exercício de cidadania, vamos, em muito pouco tempo, poder ter ainda mais orgulho da nossa pátria amada!
Gosta do Brasil? Descubra aqui um lugar que você não pode perder!
Bravo Fe!