Você sabe o que são canónigos?

4Ever3:canonigos1

Quando eu fui morar em São Paulo, em 2008, fiquei inicialmente a morar em casa da Fê e do DeRose e depois, já com a vida mais estruturada, no prédio da frente. E porquê? Porque naquela cidade eles eram, e são, o mais próximo de família que eu tinha. Como boa portuguesa que sou, um dos melhores programas que se pode fazer em família é comer, sempre grandes almoços e grandes jantares. Por isso mesmo comecei a cozinhar para nós, para que tivéssemos sempre um almoço saboroso e saudável e ao mesmo tempo o nosso momento em família. Foram momentos que nunca esquecerei!
No mês passado, quando fui visitá-los ao Porto, pude reviver um pouquinho desses tempos que eu adorei de cozinhar para nós e fiz uma das minhas saladinhas, só que juntei canónigos, umas folhas que eu como sempre e que são super macias e saborosas. Como quase ninguém na mesa sabia o que é, decidi fazer este post.

Então o que são mesmo os canónigos?
Valerianella locusta
, conhecida popularmente como canônigos ou canónigos (do espanhol canónigos), alface-da-terra, alface-de-coelho ou alface-de-cordeiro, é uma espécie de planta herbácea da família Valerianaceae que se utiliza para alimentação, crua, geralmente como salada ou acompanhamento.
Sua área de distribuição natural se estende por toda a zona temperada da Europa, da Ásia Menor e o Cáucaso.
É rica em ácidos graxos ómega 3 (240 mg por 100 g), vitamina C, beta-caroteno, vitamina B6, Vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina E. Tem poucas calorias (19kcal/100g).

Este vídeo que lhe deixo, ilucida um pouco mais.
Beijinhossss

Submit a comment

2 + 12 =