Lumbersexual, Spornsexual são tipo Metrossexual,… #SQN.

Esse comportamento do final dos anos 90s e inicio do anos 2000 era muito comentado e justificou muitas escolhas masculinas. O culto aos acessórios, roupas e cortes de cabelo masculinos ficou em evidência e os homens puderam finalmente ostentar suas caldas de pavão.
Porém, hoje há alguns comportamentos que mostram que desta metrossexualidade surgiram duas vertentes.

Quase como na evolução de algumas espécies, em que de uma surgem variações genéticas que, conforme sua evolução, se tornaram seres completamente diferentes, assim vemos duas subespécies derivadas deste início de século.

SpornUma tomou o caminho da vaidade e culto à beleza e perfeição e os estendeu ao corpo. Agora os acessórios já não tem mais tanto valor. Nem a ostentação por si só. Agora é tudo sobre o a perfeição do corpo. O corpo virou o objeto a ser exibido.
Os músculos, o volume e peso (mas com porcentagem mínima de gordura) valem muito mais do que um bom relógio ou um carro caríssimo. Neste grupo, chamado de SPORNSEXUALS, quantidade de curtidas nas selfies na academia postadas no instagram tem um valor que pode até ser trocado por anúncios. SpornsexualValem dinheiro! O desejo pelo sexo foi adicionado ao desejo pelo estilo de vida de se cuidar muito que define o metrosexual. SPON é uma junção de duas palavras SPORT + PORN, ou seja, o culto da prática de esporte adicionado ao culto do corpo do mundo pornô. As celebridades deste seguimento não são mais só os jogadores de futebol, mas também, quem começa a aparecer são os fortões do rugby ou do UFC.

A outra subespécie se chama LUMBERSEXUAL. Quase que num movimento anti-estético, de rebelião contra o metrossexualismo, o lenhador se esforça para parecer despretensioso. Mas atenção! Para PARECER desleixado, também é preciso muito trabalho. Eles buscam o resultado com ares de “woke up like this”.

LumberSexualsTendo resquícios da genética do metrossexual de vaidade extrema, o Lumbersexual também se cuida, deixa a barba crescer, usa camisas de flanela, xadrez, camisetas básicas brancas, pretas ou cinzas com as camisas amarradas à cintura, calças jeans skinny e botas (aquelas da Timberland, Caterpillar, WestCoast). E o principal que não pode faltar o óleo para a barba. São muito comuns frases como “WITH GREAT BEARD, COMES GREAT RESPONSIBILITIES”, fazendo um trocadilho com a frase dita pelo tio do personagem da Marvel, o Homem Aranha ou “Be a man. Grow a beard!”. O lenhador-sexual preza por resgatar a masculinidade mais pura, quer ser um viking da atualidade, mas muito cheiroso e com os pelos de sua barba nutridos com vitamina A!

A partir daqui, a evolução destas espécies para as próximas décadas pode tomar qualquer rumo. Qual você acha que será a próxima tendência de comportamento masculino por volta de 2030?

Gostou deste post? Veja aqui mais deste tema.

1 Comment

  1. Muito interessante!!!. Eu não conhecia esses dois termos (SPORNSEXUALS e LUMBERSEXUAL) que definem estas tendências comportamentais da modernidade. Será que os indivíduos que pertencem a estes grupos, se reconhecem, se identificam e se percebem desta forma ou negam rótulos?

Submit a comment

dois × três =