Dicas Para Acabar Com A Insônia!

stockvault-lioness109656Recebi este link com a seguinte frase: ACHO QUE VOCÊ NÃO FAZ NENHUMA DESTAS DICAS!

Bom, como no próprio texto diz, há três tipos de insônia. O meu problema sempre foi que meus pensamentos não param. E isso dificulta entrar no sono.

Há alguns dias eu ganhei uma caixinha de melatonina, um hormônio que nós animais produzimos naturalmente quando começa a escurecer e levar ao sono. Ao tomar este hormônio você ajuda o organismo a entrar no sono e se manter lá. Porém, se não cessar as atividades e ficar no ‘ócio saudável’o sono nunca vai vir.

Vou colar aqui o texto que por mais que seja simples, pode ajudar!

‘Já tratamos deste tema em posts anteriores, mas como o assunto é recorrente entre muitos, vale a pena falar mais pois  a falta de sono é prejudicial à saúde física e mental.

Tipos de Insônia

Existem 03 tipos de insônias: a chamada “inicial”, quando o individuo demora para pegar no sono; a de “manutenção”, quando se desperta no meio da noite e há dificuldade em voltar a dormir e, a menos comum, “terminal” que se caracteriza pelo despertar precoce, quando o individuo acorda muito antes do horário que se desejaria, mas não consegue voltar a dormir.

Tratamento

Uma vez ou outra ter problema para dormir é comum. Porém, se isso acontece pelo menos uma vez por semana, trata-se de “insônia crônica” e deve ser tratada.  O primeiro passo é procurar um clínico geral que investigará a origem do problema. Ela pode ser psicológica, neurológica, respiratória, etc.

A partir do diagnóstico é que se define a maneira adequada do tratamento. Mas é preciso ter cuidado com medicações que causam dependência.

Algumas dicas para tentar reverter à situação:

– Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc.

– Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto à cafeína;

– Exercite-se regularmente, pois a prática de exercícios ajuda a relaxar, mas não deve ser feito próximo ao horário de dormir;

– Pesquise sobre técnicas de relaxamento para fazer antes de dormir;

– Tome um copo de leite morno antes de dormir, pois o leite ajuda a relaxar os músculos e induzir o sono;

– Experimente beber chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.

– O quarto deve estar totalmente escuro e com uma temperatura agradável;


Importante: se não conseguir dormir depois de trinta minutos deitado, levante-se e distraia-se com alguma atividade tranquila. Ficar na cama pode aumentar a ansiedade e irritação.

O conteúdo editorial do Horas da Vida Virtual é produzido pela equipe jornalística tendo sua supervisão editorial médica feita diariamente pelo Dr. João Paulo Nogueira Ribeiro – CRM SP-99187 e pela Dra. Alessandra Casagrande – CRM SP-133.618.’

Talvez goste também de ler Por que nosso cérebro é tão especial?.

Submit a comment

seis + cinco =