Embora goste de muitos tipos de comida, a que mais me aconchega é aquela comidinha caseira, simples e com tempero suave. Há quem me diga que gosto de pratos sem tempero. A essas pessoas (indireta para o meu rico marido, hehe) digo que pessoas de gosto refinado como eu gostam de sentir o sabor dos ingredientes e não ser ofuscados por temperos e complicações. 😉
Esta receita representa toda esta minha definição e eu adoreiiiiiiiiiii.
Espero que você adore também.
Um beijinho
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/4 de xícara (chá) de vinho branco
- 1 1/4 de xícara (chá) de água
- 3 ramos de tomilho
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- queijo parmesão ralado, a gosto
MODO DO PREPARO
- Descasque, corte a cebola ao meio e fatie cada metade em meias-luas de cerca de 1 cm de espessura. Lave e seque os ramos de tomilho.
- Numa panela pequena (nós utilizamos uma de 16 cm de diâmetro), junte a cebola, a manteiga e as folhas de 2 ramos de tomilho. Tempere com o sal e pimenta a gosto. Tampe e leve ao fogo baixo para a cebola cozinhar abafada por 3 minutos. Aumente o fogo para médio, destampe a panela e deixe a cebola dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Regue com o vinho branco e misture bem, raspando os queimadinhos do fundo da panela. Junte o macarrão, a água, misture e deixe cozinhar por 5 minutos contados depois que começar a ferver. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio – o macarrão vai cozinhar ao mesmo tempo que formar o molho.
- Acrescente queijo ralado a gosto e misture bem. Transfira para um prato e sirva com o ramo de tomilho restante e queijo parmesão.