Ah, as Críticas!


Estava pensando e conversando com um amigo esses dias, e o assunto eram as críticas. Como normalmente nós vemos as críticas como uma coisa ruim e negativa, que as pessoas fazem para nos deixarem mal, nos desestabilizarem, encherem nosso saco. E que bom que já não as vejo mais assim.
Porém para não ser assim, precisamos saber receber e dar as críticas. Eu sempre procuro ouvir e, dependendo de quem for a pessoa, assimilar ou não. As críticas são uma importante ferramenta de evolução pessoal e autoconhecimento quando bem feitas. E totalmente inócuas quando mal feitas.
Por que eu digo isso? Quando alguém que conhecemos e admiramos nos faz uma crítica, o ideal é ouvirmos e assimilarmos o máximo possível, para podermos melhorar nesse aspecto.
Porém se é alguém que não conhecemos ou não admiramos, e principalmente, se a pessoa estiver criticando apenas para tirar aquilo de dentro dela, para vomitar os seus próprios sentimentos, as críticas serão totalmente inócuas. E daí não vale a pena prestar atenção. O ideal é deixar a pessoa falar e pronto.
E quando eu critico? Quando estou comprometida com o crescimento pessoal. Se é uma pessoa com a qual não me preocupo ou não estou realmente interessada na sua evolução como ser humano, vou criticar para quê? Para correr o risco de ser mal interpretada? Eu não! Guardo as minhas críticas e os meus elogios para os meus amados. Afinal isso também nos demanda tempo e esse é sempre nosso bem mais precioso! 😀

Veja esta matéria, que incrível!

Submit a comment

treze − dez =