Heróis Entre Nós: “O Anjo de Varsóvia”

4Ever3:Anjo

Num mundo que anda a precisar tanto de heróis comuns e de pessoas que façam o bem, o exemplo desta senhora dá-me mais esperança na humanidade. E principalmente porque o alvo da generosidade dela foram as crianças, o que me deixa ainda mais sensibilizada.
E aqui está a história de Irene Sendler.
Espero que o inspire tanto quanto a mim me inspirou.
Um beijinho.

“Irene Sendler: “O Anjo de Varsóvia”
Durante a Segunda Guerra Mundial, Irene conseguiu permissão para entrar no Gueto de Varsóvia como encanadora e para fazer limpeza dos esgotos. Toda vez que saia do gueto, escondia uma criança no fundo de sua caixa de ferramentas ou em sacos de lixo. Ela adestrou um cão para fazer barulho quando deixava o gueto e assim atrair a atenção dos guardas nazistas.
Ela salvou 2500 crianças da morte. Nos momentos finais da guerra, foi descoberta e os nazistas quebraram as pernas e braços dela. Quando as crianças chegavam ao seu novo lar, recebiam novos nomes a fim de esconder suas verdadeiras identidades judias. Cada criança salva tinha o nome escrito em papel e escondido em uma jarra enterrada no quintal dela.
Após a guerra, ela pegou o registro de cada uma das crianças e tentou achar os parentes. As crianças que ficaram definitivamente sem parentes vivos foram levadas para adoção.
Em 2007 ela foi indicada ao prêmio Nobel da Paz, mas quem ganhou foi o americano Al Gore, por seu Powerpoint sobre mudanças climáticas…
Irene morreu em 2008 e seu trabalho é hoje continuado, em uma organização chamada “Vida em uma Jarra” (Life in a Jar)”

Submit a comment

dezesseis − 12 =