Você age por convicção ou por conveniência?

Ética é o que você faz quando todo o mundo está olhando. O que você faz quando não tem ninguém por perto chama-se caráter.

Outra coisa importante que aprendi nos últimos anos é que existe essa diferença.

Podemos agir por convicção ou por conveniência. Explico: todos nós temos opinião formada sobre a maioria das coisas que nos cercam. E quando estamos fora de uma situação, é muito fácil dar a opinião mental, pensada, sem envolvimento sobre qualquer situação passada pelo outro.

Mas quando estamos dentro da situação, considerando todas as variáveis, às vezes com a cabeça quente, outras com pressa, umas ainda agindo sob pressão. E muitas vezes tomamos a decisão mais fácil.

Costuma ser muito mais íntegro se agirmos por convicção e deixarmos a conveniência de lado. Mas também é bem menos fácil.

Exemplos: Todo mundo sabe que por uma sociedade civilizada não devemos furar fila. Mas e quando você está com pressa e não tem ninguém olhando? Você faz a maior campanha para não jogarmos lixo na rua. E o que faz quando seu cachorrinho faz cocô na rua e não tem ninguém olhando? Sabemos que somos todos iguais por princípio. E como você trata a empregada, o porteiro, o carteiro? E as vagas de idosos, se você tem o cartão de idoso (como eu tenho no carro) e não está com um idoso, mas não consegue achar outra vaga, você usa aquela, nem que seja só por 5 minutos?

E por aí vai.

Eu tenho meu próprio medidor de bom senso dentro de mim. Funciona assim: Essa coisa que eu vou fazer, independentemente de ser legal ou não, prejudica outra pessoa? Se prejudicar eu não faço.

4ever3:crenca2

Submit a comment

dois × 3 =