Carandiru

4ever3:carandiru
Por diversas razões alheias à minha vontade, não consegui assistir este filme desde que ele foi lançado, em 2003.
Só indico que você o assista se não for uma pessoa frágil, pois as cenas, que representam a realidade, são realmente muito violentas e pesadas.
Mas então, por que eu gostei desse filme?
Explico: Apesar de ser uma sociedade de mais de 7 mil homens, todos supostamente criminosos, o diretor Hector Babenco consegue ir nos levando pela intimidade de cada um deles e, por alguns momentos, nos faz dar razão àquelas pessoas. Naquela situação densa, você consegue entender as causas que levaram aquelas pessoas àquele lugar que por alguns momentos nos dá um sentimento de repulsa e em outro é mostrado como o lar daquelas pessoas.
É muito interessante como não é o mais forte quem manda, mas sim o que se posiciona melhor, e, dentro das leis próprias deles, aquela sociedade funciona. É chocante como pode haver humanidade e amor, mas no minuto seguinte, violência extrema, praticamente à toa.
Mas, para mim o mais importante desse filme foi a denúncia feita às nossas condições oferecidas a seres humanos como nós… Não sei se há muito o que fazer, mas acho que nos conscientizarmos dos fatos é um primeiro pequeno passo para a mudança.
Espero que gostem.
Gosta de filmes intensos? Assista este!

Submit a comment

18 + 16 =