Organização: O primeiro grande passo para uma vida financeira saudável

SiteJardins-0206

Desde criança eu ouvia do Christiano: Vocês precisam aprender a gerir os gastos de vocês!
Nós não éramos as crianças que ficavam pedindo tudo para os pais, nós ganhávamos mesada e com ela fazíamos o que quiséssemos. Assim, aprenderíamos a gerir as contas desde muito cedo e aprenderíamos na prática a escolher onde gastar ou investir nosso dinheiro.
Poderíamos gastar tudo no primeiro dia do mês e depois ficar mais 29 dias apertados ou poderíamos ir gastando durante todo o período. Poderíamos, ainda, juntar para no mês seguinte termos mais dinheiro.
Na época achávamos isso um saco, pois queríamos poder ir ao cinema, lanchar, comprar coisinhas, comprar lanche na escola e mais um monte de coisas sem nos preocuparmos com dinheiro. Porém hoje vejo que essa foi uma das lições mais importantes que aprendi em casa.
Hoje eu transfiro isso para o meu dia a dia e a gestão financeira ficou muito fácil! Não precisa ser um gênio de matemática e nem entender tudo de planilhas. Qualquer pessoa que tenha noções básicas de conta de mais e menos consegue ser organizada e ter uma vida financeira saudável. Afinal, o que adianta sermos saudáveis, nos alimentarmos bem, fazermos atividades físicas, não fumarmos, mas estarmos sempre devendo dinheiro ou não conseguindo guardar dinheiro para realizar os nossos sonhos?
Grande parte das pessoas que eu conheço me pergunta como eu faço para sempre ter dinheiro, como eu consigo viajar, como eu sei quanto eu gasto e com o quê! É simples, é muito simples. Você precisa ter 3 coisas: papel, caneta e organização.
A desculpa mais comum é: Eu não sei no que gastei! Eu não gasto nada!
Na prática isso mostra apenas que a pessoa não é organizada.
A primeira coisa a se fazer é anotar. Anotar quanto você ganha e quanto você gasta. Depois que isso estiver feito, damos mais um passo! Mas isso vai ser tema do próximo post!

Gostou? Veja aqui mais posts deste tema.

4 Comments

  1. Concordo !
    E anotar todos os gastos , principalmente os de menor valor como um simples cafezinho . Geralmente nos preocupamos com as contas altas , mas os pequenos gastos do dia a dia podem fazer a diferença no fim do mês !

Submit a comment

seis + 14 =