O Puzzle da Motivação

4Ever3:puzzle
Confesso que sou um pouco obcecada pelo conceito da motivação. Primeiro porque até há uns anos era uma pessoa muito procrastinadora, e segundo porque tenho de, diariamente, gerir a motivação dos meus alunos.
Todo o conteúdo que busco e produzo para este blog tem como ponto de partida esclarecer quem o lê em relação ao Método DeRose. A questão é que este é um Método de qualidade de vida, logo que atua em todas as áreas da nossa vida, pessoal, afetiva, profissional, social, desportiva, e por aí vai. Em todos estes âmbitos ter motivação é crucial para a nossa realização. E por isso mesmo decidi abordar este tema mais uma vez.

O vídeo que lhe trago em baixo é um TedTalk chamado “O puzzle da motivação”. Apesar de o orador ser algo prolixo quando podia ser mais pragmático, a conclusão é fascinante.
E para mim é fascinante porque a partir do momento que eu, sem saber desta codificação, comecei a fazer isto na minha vida, a procrastinação simplesmente acabou e tornei-me numa pessoa e profissional muito mais realizada.
Muitas coisas que ele menciona, quando as ouvimos pensamos, mas isso é senso comum. Qual o diferencial então? É que hoje em dia isso é comprovado cientificamente, e é isso que ele nos mostra.

O que mais retive desta palestra foi o seguinte:
– It’s the intrinsic motivation that transforms what we do in success.
– The new approach revolves around 3 elements: autonomy (the urge to direct our own lives), mastering (the desire to get better and better at something that matters), porpuse (the drive to do things because they matter).

O ideal mesmo é assistir ao vídeo e tirar as sua conclusões.
Espero que este post o motive.
Um beijinho.

(Texto retirado do blog  http://marianarodrigues.pt/blog/)

Submit a comment

quatro × quatro =