O Brasil não é para amadores

Muito interessante quando conseguimos observar as coisas à distância, sem o envolvimento emocional e conseguimos avaliar o que acontece.
Com essa distância do Brasil estou conseguindo ver com muito mais clareza como é difícil viver no Brasil. Lógico que temos coisas lindas, que vou dividir no link no final da matéria, mas tem coisas básicas que são muito complicadas. Vou me explicar melhor para você seguir a minha linha de raciocínio.
Não recebemos, via de regra, nenhuma educação financeira. Nem na escola e nem dos nossos pais. A não ser que você seja filho do Christianão ou de algum amigo dele perdido por aí, você cresceu sem ter a menor ideia de como gerir seu dinheiro e ser financeiramente inteligente.
Para piorar, a média dos brasileiros não gosta de números, ou seja, não tem a menor ideia de como controlar o seu próprio dinheiro, ainda por cima porque isso é chato de fazer mesmo!
Como estamos num momento de crise no nosso país, tenho visto tantas pessoas próximas caindo na armadilha do cartão de crédito e do cheque especial. E esse é um dos piores erros que podemos cometer. Porque daí trabalhamos para pagar os juros. E quem enriquece com o nosso suor? Os bancos.
Então, se por um lado não temos uma educação financeira básica, por outro, temos as maiores taxas de juros do planeta, uma fórmula bem explosiva para os nossos bolsos e bem lucrativa para os bancos.
O que você pode fazer para não cair nessa? Saber quanto você ganha e com o que exatamente pode gastar. E ainda, essencial é guardar uma parte do que você ganha para alguma emergência futura. Não, roupas não são emergências e, infelizmente, nem viagens.
Nem pense em se endividar para comprar roupas o fazer uma viagem. Temos que aprender a viver dentro do nosso orçamento.
Se tiver apenas um conselho que eu possa te dar durante toda a minha vida é esse: Organize as suas finanças e não viva para pagar empréstimo ou juros de bancos. Não se iluda pelas facilidades oferecidas a você como um peixe se ilude com a minhoquinha ali no anzol!
Se não tiver grana para comer fora, faça uma comida deliciosa em casa. Se não puder comprar roupa nova, não compre, o planeta ainda agradece! Se não puder viajar, espere mais um pouco e se programe melhor. Se não puder, não compre o celular novo que você tanto quer, mas que não vai fazer diferença nenhuma na sua vida.
Acredite, isso vai impactar demais a sua qualidade de vida!

Olha aqui as coisas boas que o nosso lindo país possui!

Submit a comment

5 + 20 =