Pasta de Cebola Caramelizada

4Ever3:pastacebola

Adoro quando uma receita me gera surpresa e vontade imediata de experimentar, e hoje em dia isso já não acontece muito. Por isso mesmo, quando vi esta receita senti que tinha de fazê-la e de partilhar consigo.
Vale muito a pena experimentá-la. É simplesmente deliciosaaaaa esta Pasta de Cebola Caramelizada.
Então vamos lá.

Ingredientes:
– 5 fatias de pão de fôrma integral sem casca
– 4 cebolas médias
– 1 embalagem de creme de ricota
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 2 colheres (sopa) de óleo
– caldo de 1 limão
– noz-moscada a gosto
– sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180 °C ( temperatura média ).

2. Descasque e corte as cebolas em rodelas finas, usando um mandolim ou uma faca afiada.

3. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo. Quando esquentar, regue com óleo e junte as rodelas de cebola. Tempere com uma pitada de sal, misture bem e deixe a cebola ir caramelizando, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada. Isso leva cerca de 15 minutos (e não adianta aumentar o fogo, a cebola vai queimar em vez de caramelizar).

4. Enquanto isso, leve as fatias de pão ao forno, até ficarem douradas por fora, mas macias por dentro, cerca de 7 minutos.

5. Retire do forno e corte as torradas ao meio, formando duas torradas bem finas. Corte cada fatia na diagonal, formando triângulos. Arrume-as de volta na assadeira, com a face aberta para cima. Deixe dourar por mais alguns minutos, retire do forno e reserve.

6. Numa tábua, pique fino apenas a metade da cebola caramelizada. Transfira para uma tigela e junte o creme de ricota, o azeite, o suco de limão e tempere com sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino.

7. Coloque o restante da cebola caramelizada por cima da pasta e sirva a seguir com as torradas.

YUMMY!
Um beijinho.

Submit a comment

onze − oito =