Você Prevê as Consequências?

4ever3consequencias1

Descobri que sou muito boa a fazer uma coisa: a prever consequências.
Quando descobri isso, achei o máximo, porque senti que isso me ajudava muito na minha vida.
Depois passei para a fase em que isso se tornou um fardo, já que não só da minha vida eu consigo prever as consequências, mas da vida dos outros também e muitas vezes, com todo o direito, as pessoas não querem fazer nada a respeito.
Hoje, com muito esforço, preciso admitir, estou a chegar ao ponto ideal. Em que adoro ter essa capacidade e, se alguém me pedir ajuda, eu ajudo, mas não invado mais o espaço de ninguém.
Agora, porque é que na minha opinião esta é uma capacidade essencial a se ter nesta vida?
Porque ter a capacidade de prever, ainda que com alguma margem de erro, o que pode ou não acontecer, baseado nas nossas experiências anteriores ajuda-nos a evitar erros de percurso e a tomar as atitudes mais certas para nós.
Só por isso!
E como faço isso? Muito é absolutamente instintivo. Mas se fosse preciso codificar diria que começa pela humildade de perceber que tudo começa e termina em nós, portanto se alguma coisa deu errado provavelmente o problema fui eu. Depois analiso os padrões de comportamento e acontecimentos passados. E por último, não ajo por impulso, se tenho dúvidas simplesmente não faço nada até ter a certeza, e que essa certeza venha pela via do intuicional, aquele “não sei porquê mas tenho a certeza de que”. Acho que resumidamente é isso.
E você, consegue prever consequências?
Um beijinho.

Submit a comment

dez − nove =