Sobre dinheiro e felicidade

4ever3dinheiroefelicidade2Talvez você não saiba, mas eu deixo a tv da minha casa ligada praticamente o tempo todo. Porém tem mais um detalhe: eu não mudo de canal. Quando vou ver filmes ou séries, daí mudo para a netflix, caso contrário, fica no noticiário. Os noticiários, talvez por reflexo condicionado, me dão uma descontração enorme e facilitam muito o meu sono.
Esses dias, em casa, ouvi a impressionante notícia que, as 63 pessoas mais ricas do mundo (é muito pouco) possuem tanto dinheiro quanto os 3 Bilhões mais pobres. Não, você não leu errado e eu não digitei errado. Não são 3 Milhões. São 3 Bilhões. A desproporção é absurda demais para ser verdade e por isso mesmo, chocante.
Como pode 63 únicos seres humanos terem tanto dinheiro assim? Não, para quem perguntar, eu não sou comunista, não sou a favor de dividir igualmente por todos, sou a favor da meritocracia… mas essa disparidade não consegue sair da minha cabeça. É diferença demais para ser verdade, você não acha???
A pergunta cuja resposta é óbvia, mas que aparece na cabeça de todos nós é: mas será que essas 63 pessoas são mais felizes do que as 3 bilhões? Tenho certeza de que, se formos fazer a soma total, como do dinheiro, chegaremos à fácil conclusão de que não. Ter dinheiro para suprir as nossas necessidades básicas (ainda mais dos 3 bilhões de pessoas mais pobres do mundo) é muito importante. É básico termos casa, segurança, saúde… mas com certeza essas pessoas conseguem arrancar felicidade de coisas simples da vida. Não podemos dizer que esses 3 bilhões de pessoas são infelizes. Assisti a um filme uma vez que mostrava isso. Duas senhoras muito pobres na África, carregando gravetos e andando por aquela terra árida, conversando sobre seus maridos e morrendo de dar risada…
Enfim, meu questionamento é o que na vida vale a pena acumular? Dinheiro e riquezas? Amigos? Conhecimento? Acho que não existe uma resposta certa, mas existe uma resposta certa para cada um de nós e não podemos nunca nos esquecer para quê acordamos todos os dias.

Leia este post, da Mari, sobre sucesso e felicidade.

Submit a comment

cinco × dois =