Boas maneiras para receber e ser bem recebido

Nosso querido DeRose me pediu para escrever este capítulo para seu livro de Boas Maneiras. Então aproveito para publicar no nosso blog e dividir com vocês, já que todos sabem que adoro receber amigos em casa e muitas vezes que viajo me hospedo com amigos também.

4ever3:recebendo2

Boas maneiras ao se hospedar na casa de alguém
1 – Pergunte se a pessoa precisa que você leve lençóis, toalhas, travesseiros. Em alguns casos a pessoa possui excedente, mas em outros casos não. Então vale a pena você se informar.
2 – Procure entender a rotina da casa e se encaixar nela, modificando-a o mínimo possível.Preste bastante atenção principalmente no uso do/dos banheiros e horários da casa.
3 – Combine como será feita a gestão de comidas e supermercado. Tem gente muito organizada e que gosta de separar as suas coisas, mas tem gente que se sente melhor dividindo tudo. De qualquer forma, assegure-se de repor as coisas que você consumir, atentando-se para a marca e especificações. A não ser que esteja na casa dos seus pais, pague sempre, no mínimo, metade das compras de supermercado (A não ser que vá ficar apenas uma ou duas noites). Se os donos da casa possuem alguma restrição alimentar, você precisa respeitar isso. Se não bebem ou não comem carnes, não leve esses produtos para dentro de casa. Nem precisamos falar que o mesmo vale para cigarros.
4 – Por outro lado, evite deixar alimentos abertos que não fazem parte da rotina da casa. É possível que vá para o lixo depois.
5 – Entenda como funciona o sistema de lixos da casa. Se há ou não separação e onde descartar o lixo. Normalmente quando somos hóspedes, produzimos bastante lixo com nossas compras e é de bom tom que você se responsabilize pelo seu próprio.
6 – Jamais leve para casa pessoas sem ter a absoluta certeza que os donos da casa não vão se incomodar. Lembre-se: você é um hóspede.
7 – Ofereça-se para ajudar na limpeza, arrumação, consertos da casa. Ofereça-se para acompanhar o dono nas suas atividades.

Boas maneiras ao hospedar amigos
1- Caso tenha, avise seus hóspedes que não precisam levar lençóis e toalhas. Esses itens ocupam bastante lugar numa mala, que dependendo da situação, pode ser bem restrita.
2 – Explique a eles onde eles ficarão hospedados. Assim eles já podem deixar suas coisas. Entenda que eles estão com tudo em malas, então uma baguncinha é praticamente inevitável. Se você tem problema com coisas fora do lugar, evite hospedar pessoas em sua casa. Explique sempre como funciona o chuveiro, onde fica o ferro de passar (eles sempre precisam).
3 – Deixe-os saber se a casa tem algo bem específico. Uma descarga que tem que ser dada de determinada forma, ou se a porta tem algum segredo para fechar direito.
4 – Lembre-se que viajante sempre precisa de wifi. Disponibilize a sua rede e senha assim que chegarem em casa. A mesma coisa vale para adaptadores de tomada, cabides, secador de cabelo.
5 – Explique qual será seu banheiro e ofereça shampoo, sabonete, pasta de dentes. Normalmente levamos, mas é comum esquecermos. Compartilhar o secador também pode ser bem útil, principalmente para as meninas. E é um trambolho para carregar na mala.
6 – Explique como funciona a cozinha. a geladeira, a cafeteira. Procure deixa-los bem a vontade. Caso não tenha tido tempo de ir ao supermercado (eu quase nunca tenho) explique onde eles podem ir fazer as suas próprias compras e avise se há algo cujo consumo seja restrito por qualquer razão.
7 – Se possuir, disponibilize a máquina de lavar e secar. Normalmente os viajantes precisam.
8 – Se puder, deixe uma chave com o hóspede, assim ele consegue ir e vir livremente sem sentir que está incomodando para entrar ou sair.
9 – Se algo incomodar, avise na hora e sem stress. Funciona melhor do que ficar climão na casa.

Se boas maneiras for um assunto que te interessa, veja este post da Vivi.

Submit a comment

5 × 3 =