Este é um prato tipicamente português e que para nós representa confort food. É muito fácil de fazer e altamente nutritivo.
Deixo-lhe em baixo a receita. Se tiver alguma dúvida, escreva-me.
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Porções: 4 pessoas
Ingredientes:
– 1 saco pequeno de ervilhas congeladas
– 1 cebola grande
– 1/2 chouriço de soja (opcional)
– 1 lata pequena de tomate em cubos
– 1 cenoura
– 1 batata grande
– 4 ovos (1 por pessoa, mas se preferir faça mais)
– 2 folhas de louro seco
– azeite a gosto
– sal a gosto
Modo de fazer:
1- Numa panela com fundo largo, faça um refogado com a cebola picada, o chouriço picado (opcional), o louro e o azeite. Deixe dourar bem.
2- Junte o tomate em cubos e deixe refogar mais alguns instantes.
3- Depois de cortar em pedaços pequenos e fininhos a batata e a cenoura, junte-as ao preparado, juntamente com as ervilhas. Envolva tudo muito bem durante alguns instantes.
4- Deite a água a ferver até cobrir o preparado. Adicione sal a gosto e deixe ferver em lume brando (fogo baixo) até as ervilhas estarem bem macias. Vá acrescentando água à medida que vai sendo necessário, para apurar bem o molho.
5- Enquanto isso, abra cada ovo numa tacinha (cumbuquinha), e depois deite os ovos, um a um e distantes uns dos outros, no molho. Deixe cozinhar em lume brando (fogo baixo).
6- Quando os ovos estiverem cozinhados o prato está pronto a ser degustado (se gostar da gema mole, o ponto a servir é quando a clara estiver toda branca; se gostar da gema bem cozida deixe ficar mais tempo). Sirva com arroz branco ou de manteiga.
Experimente, vai adorar.
Um beijinho.
Se quiser conhecer mais pratos tipicamente portugueses, clique aqui.