Não Existe Jornalismo Sério nas Redes Sociais


Post G1Este fim de semana eu vi dois colegas postarem uma matéria do portal G1 cuja chamada dizia o seguinte:
PAPA PEDE DESCULPAS AOS GAYS E PERMITE CASAMENTO NA IGREJA!
Em seguida na própria chamada juntamente com uma foto um pequeno texto abaixo, no fim, uma hashtag e as letras SQN. WHAT???? Sério mesmo?

Captura de Tela 2015-12-18 às 11.30.19
Mas muito pior do que constatar que canais grandes de comunicação precisem usar destes artifícios rasteiros, o que mais me impressionou foi a quantidade de pessoas que curtiram o post, compartilharam e comentaram como estavam felizes com a decisão do Papa. Se pelo menos uma destas pessoas tivesse aberto a matéria e lido a primeira linha já teria percebido que se tratava de uma matéria em que o pontífice falava exatamente o oposto! O que me assustou e me fez ficar revoltado foi que as pessoas não leem mais. Não se importam mais em saber se o que estão lendo é verdade ou não. O que importa é dividir a informação em suas timelines e parecer ‘cool’ – Olha aí galera, estou apoiando a causa x ou y. Quando na verdade, se lessem a matéria iriam perceber que só estão atrapalhando.
Minha decepção com os colegas, os quais avisei de imediato que estavam dividindo uma matéria com chamada falsa, foi grande, mas minha constatação foi mais triste.
Portanto, queria fizer uma pergunta para você que está lendo este texto e obrigado, inclusive por lê-lo! 😉 – AFINAL, EXISTE JORNALISMO SÉRIO NAS REDES SOCIAIS?

Mais posts nessa linha, aqui.

Submit a comment

dezoito − cinco =